top of page
Buscar

A Evolução do Footwork

  • Foto do escritor: KillaRockersCrew
    KillaRockersCrew
  • 25 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

O Footwork é um dos principais componentes do breaking, mas de onde veio e como se desenvolveu no que é hoje? Confira essa história aqui mesmo.

Footwork é um dos componentes vitais do breaking. Tudo dentro do Hip-Hop absorveu muito de diversas formas de arte, e é claro que o footwork tem muitas semelhanças e influências de outras coisas, mas a abordagem, estrutura e ciência, é algo que os b-boys e b-girls criaram eles mesmos. Para citar o lendário B-boy Ken Swift, "O componente mais importante é o footwork. Se você tira o footwork da equação b-boy, você não tem b-boying".


- Então, como o footwork se desenvolveu no que é hoje?


Breaking foi executado pela primeira vez em cima, mas naquela época, alguém desceu para o chão e trouxe a dança para baixo - muito provavelmente os b-boys A1 das festas de Kool Herc, os Herculoids. Antigamente, o footwork não tinha uma estrutura como agora, era mais uma energia insana e esporádica no chão. Veja o Lil Boy Keith no vídeo abaixo para ter um exemplo:

Para ver mais exemplos de footwork no estilo esporádico dos anos 70, você deve estudar o Frosty Freeze da Rock Steady Crew, Wayne Blitz da Float Commetee, entre muitos outros:

Chegando nos anos 80, o footwork já começou a ter mais estrutura. A caminhada do CC Long foi introduzida pela Crazy Commanders Crew (Spy ou Shorty Rock baseada na fonte), que mais tarde ficou conhecido como o Six step. A Rock Steady Crew levou o footwork para um outro nível, dominando-o com sutileza e elegância. Crazy Legs tornou-se lendário por seu flow dinâmico, enquanto Swift tornou-se famoso por suas variações originais, que todos admiravam. Esses dois b-boys se tornaram o ponto de referência para o footwork.

Naturalmente, houveram muitos outros breakers que impulsionaram a cena dos anos 80 e influenciaram o desenvolvimento do footwork. Ice Ice, da New York City Breakers, tinha um estilo super dinâmico. Ele era conhecido principalmente por seus power moves, mas a maneira como ele executava seu footwork antes de uma sequencia era simplesmente incrível.

Os europeus também tiveram sua parcela de diferentes abordagens para o footwork. Maurizio "the Next One" da Itália, por exemplo, queria combinar a dinâmica do Icey Ice com o flow e o flava do Crazy Legs. Como resultado, ele criou seu próprio estilo, que ele chama de "Space Flow", um poderoso fluxo livre que combina elementos como se a gravidade não existisse.


Os franceses, como a Paris City Breakers e Aktuel Force, tinham seu toque leve e fluido do flow de Nova York. Adicionado a expressão e estrutura da Battle Squad da Alemanha, um novo conceito chamado 'Pretzels' decolou, baseado em knee sweeps e o conceito de 'one legged footwork'. Os passos provavelmente já existiam nas antigas do Bronx, mas a estrutura e a ideia era algo totalmente novo.


Os boogies boys do Bronx também tiveram sua participação em influenciar o footwork. O estilo original de Nova York era afiado e agressivo, como grafites, e baseado mais em steps. Mr Wiggles e outros boogie boys trouxeram os threads do tutting e adicionaram novas abordagens ao vocabulário. B-boys de Toronto, como a Boogie Brats, adaptaram o estilo e, com sua contribuição, o tornaram famoso. Muitas pessoas se referem ao estilo como "origami", mas esse estilo também tem raízes no Bronx.


Como você pode ver, existem muitas abordagens diferentes de footwork para ver e entender - isso depende de cada breaker. Eles podem dizer coisas diferentes sobre o que é footwork e o que não é, e têm uma definição diferente do que é um bom footwork, mas mesmo assim algumas coisas básicas são universais. Se o footwork tem uma boa forma, flow, originalidade e é feito no ritmo, então provavelmente todos concordamos que ele é Fresh!


Escrito por B-Boy Focus / Flow Mo Crew / bboydojo.com Traduzido por: B-boy OneRoc / Killa Rockers Crew

Comments


162126394_273918834298340_2220151571276997341_n.jpeg

Killa Rockers Crew - site oficial
2023 por Gustavo Ratin e Nakatu. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page